segunda-feira, 11 de julho de 2011

Obesidade

A “Obesidade em Portugal e no Mundo” retratada em livro

Carla Rodrigues
Editada pela Faculdade de Medicina de Lisboa com o apoio dos Laboratórios Abbott é hoje lançada a obra Obesidade em Portugal e no Mundo, coordenada por Isabel do Carmo, directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria e docente daquela faculdade.

A “Obesidade em Portugal e no Mundo” retratada em livroResultado final de um projecto elaborado para a Fundação para a Ciência e Tecnologia, este é o primeiro livro que aborda a obesidade numa perspectiva analítica e evolucionista, dando a conhecer o panorama da situação portuguesa e de todas as regiões do mundo (Europa, Médio Oriente, América Latina, América do Norte, Ásia e África), enquadrada nas causas da evolução histórica dos hábitos e comportamentos do ser humano, que conduziram à actual epidemia global.

Na obra é descrita a morfologia da obesidade (como se distribuiu a gordura corporal) e apresentados estudos epidemiológicos dos factores de risco das doenças cardiovasculares e diabetes, hábitos nutricionais de métodos de avaliação, actividade física e comportamentos.

Em Portugal, a taxa de prevalência da pré-obesidade e obesidade é de 53,6 por cento, acima dos 18 anos de idade. Deste valor global, 14,2 por cento refere-se a casos de obesidade. Por outro lado, a prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adolescente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade.

Isabel do Carmo salienta a necessidade de haver uma mudança de atitude para que a doença deixe de ser um risco para a saúde, explicando que "o ser humano é obeso, porque foi seleccionado como bom aproveitador de calorias. Passou momentos de fome, foi seleccionado para ter esse comportamento e, no momento de abundância, mantém a mesma predisposição, tornando-se um aproveitador obeso".

Para a autora e coordenadora principal, "esta obra não pretende ser um manual de combate à Obesidade, mas antes um instrumento de compreensão do fenómeno em si, para todos os técnicos de saúde e público em geral que se interesse pelo tema".

O escritor Fernando Pessoa dá rosto à capa do livro, numa imagem evolucionista da sua imagem, explicada por Isabel do Carmo: "É um símbolo do País no princípio do século XX, antes da grande viragem para o surgimento da obesidade como doença. Não sabemos se neste momento - e acompanhando toda a transformação - se Fernando Pessoa não teria engordado desta maneira".

Sem comentários:

Enviar um comentário