quinta-feira, 8 de março de 2012

Perca peso com ajuda do leite

Leite pode ajudar no controle do peso, afirma estudo

Perca peso  leite pode ajudar no controle do peso


Para quem sempre achou que para perder peso era preciso cortar completamente o leite da dieta aí vai uma notícia importante: não é bem assim.
De acordo com recentes estudos científicos, os leites desnatados e semidesnatados são capazes de contribuir para a alteração do balanço energético corporal e, assim, auxiliar na regulação do peso. Pelo menos é o que comprova o estudo do pesquisador Shiva Faghih publicado na revista ‘Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases’ que comparou o efeito do leite, leite de soja fortificado com cálcio e suplemento de cálcio sobre o peso e a perda de gordura em mulheres com sobrepeso e obesas.

Participaram efetivamente do estudo 85 mulheres com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 25 e 40, com peso estável nos dois meses que antecederam a pesquisa, saudáveis e que não estavam utilizando medicamentos ou suplementos. As voluntárias passaram por uma intervenção durante oito semanas para avaliar o real efeito do leite no organismo humano, sendo divididas aleatoriamente em quatro grupos:

1 - grupo controle - submetido a uma dieta com redução de 500Kcal, contendo 500 a 600mg de cálcio por dia;
2 - grupo "suplemento" - ao qual foi oferecida a mesma dieta do grupo controle, com a adição de um suplemento de cálcio que provinha 800mg de cálcio por dia;
3- grupo "leite" - ao qual foi ofertada uma dieta com a mesma redução calórica do controle, mas que continha três porções (220mL) diárias de leite semidesnatado, atingindo uma ingestão de cálcio de 1200 a 1330mg por dia;
4 - grupo "soja" - também submetido a uma dieta restritiva, mas, em lugar do leite, foram oferecidas três porções diárias de bebida de soja fortificada com cálcio, alcançado a mesma ingestão de cálcio do grupo "leite".

No início do estudo e a cada duas semanas, as circunferências da cintura e do quadril eram mensuradas, e a porcentagem de gordura corporal foi avaliada ao início e ao final do estudo. A ingestão de energia se manteve bastante semelhante entre os grupos e respeitou a recomendação dada pelos pesquisadores.

A maior diferença na dieta foi realmente no consumo de cálcio, bem inferior no grupo controle. Caso o efeito sobre o peso e a gordura corporal se devesse apenas ao cálcio, em todos os grupos, com exceção do controle, seria esperado encontrar resultados semelhantes, já que os três foram submetidos a um consumo de cálcio até superior à recomendação para essa população (1000mg/dia), girando em torno de 1300mg/dia.

A perda de peso e redução significativa das medidas foram observadas em todos os grupos após as oito semanas de intervenção, no entanto, o grupo que consumiu três porções de leite semidesnatado por dia apresentou perda de peso e redução do IMC mais acentuadas que todos os demais grupos, mostrando que o leite pode aumentar a perda de peso promovida por uma dieta com menos calorias em indivíduos com sobrepeso e obesos. Ou seja, o leite apresenta, além do elevado teor de cálcio, compostos bioativos e uma composição bastante particular no que diz respeito aos aminoácidos (as menores partes da proteína) presentes no leite, o que consumido moderadamente e, de preferência, nas versões semidesnatado e desnatado, pode contribuir para a prevenção e controle da obesidade.

Por Paula Perdiz

Sem comentários:

Enviar um comentário